sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Boletim n°47 – 16 dezembro 2007

Boletim n°47 – 16 dezembro 2007

EDITORIAL Pastor Heder

O Sol da Justiça

"Mas, para vós que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e salvação trará debaixo das suas asas." (Malaquias 4.2).

Esta foi a última profecia do Velho Testamento a respeito da vinda do Messias ao mundo. Quando Jesus veio, Mateus testificou, dizendo: "O povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz; e aos que jaziam na região da sombra da morte, a luz raiou." (Mt.4.16). Jesus é o sol da justiça.

Pensemos um pouco sobre o sol que conhecemos. Essa estrela magnífica nos ilumina todos os dias. Um único sol é capaz de iluminar todo o planeta terra, ao mesmo tempo em que ilumina outros planetas do nosso sistema. Se a terra fosse plana, ficaria toda iluminada ao mesmo tempo, mas como

é redonda, tem sempre uma parte "de costas" para o sol, ficando então na escuridão. Da mesma forma, se muitos estão em trevas espirituais é porque deram as costas para Deus. Se muitos estão perdidos na maldade, na condenação, não é por culpa de Deus, nem por incapacidade divina. Está escrito: "A mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar, nem o seu ouvido agravado para que não possa ouvir, mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados escondem o seu rosto de vós para que não vos ouça." (Isaías 59.1-2).

Outra questão interessante sobre o sol é que, quando chega a noite, acendemos milhares ou talvez milhões de lâmpadas em toda parte, mas todas elas juntas não chegam a produzir uma mínima porcentagem do calor ou da luz que o sol produz. Isso nos mostra a insignificância dos recursos do homem diante da grandeza das obras de Deus. Do mesmo modo, aquele que vira as costas para Jesus procura muitas lâmpadas para se iluminar e para se aquecer. São tantos falsos deuses, tantos san

tos, tantos guias, tantos amuletos, tantos talismãs, tantos objetos mágicos, mas tudo isso junto não produz nada que possa substituir a presença de Cristo na vida do homem.

Deixe de buscar luzes artificiais. Vire-se para a verdadeira luz, o sol da justiça, Jesus Cristo, o único Salvador. Ele mesmo disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas. Pelo contrário, terá a luz da vida." (João 8.12). Iluminados por Cristo não erraremos o caminho até às nossas moradas eternas

nas regiões celestiais. Aleluia!

Pai,

você cumpre com o que promete?

Havia uma mãe que não sabia dizer "não" a um filho. Como não suportava as reclamações, birras e tumultos do menino, queria atender a todas as suas necessidades e reivindicações. Mas nem sempre conseguia, e, para evitar transtornos, ela prometia o que não podia cumprir. Tinha medo de frustrar o filho.

Essa mãe não sabia que a frustração é importante para o processo de formação da personalidade. Quem não aprende a lidar com perdas e frustrações nunca irá amadurecer. A mãe evitava transtornos momentâneos com o filho, mas não sabia que estava preparando uma armadilha emocional para ele. Qual foi o resultado?

Esse filho perdeu o respeito pela mãe. Ele passou a manipulá-la, explorá-la e discutir intensamente com ela. A história é triste, pois o filho só valorizava a mãe pelo que ela tinha e não pelo que ela era.

Na sua fase adulta, esse menino teve graves conflitos. Por ter passado a vida vendo a mãe dissimulando e não cumprindo a sua palavra, ele projetou no ambiente social uma desconfiança fatal. Desenvolveu uma emoção insegura e paranóica, achava que todo mundo queria enganá-lo e puxar o seu tapete. Tinha idéias de perseguição, não conseguia fazer amizades estáveis, nem parar nos empregos.

As relações sociais são um contrato assinado no palco da ida. Não o quebre. Não dissimule suas reações. Seja honesto com os jovens. Não cometa esta falha capital. Cumpra o que prometer. Se não puder, diga "não" sem medo, mesmo que seu filho esperneie. E se você errar nessa área, volte atrás e peça desculpas. As falhas capitais na educação podem ser solucionadas quando corrigidas rapidamente.

A confiança é um edifício difícil de ser construído, fácil de ser demolido e muito difícil de ser reconstruído.

Confie em Deus.


isaias

O LIVRO E A SUA MENSAGEM

Os 66 caps. do livro de Isaías (Is) podem ser agrupados em três grandes seções, formadas, respectivamente, pelos caps. 1—39, 40—55 e 56—66.

Na primeira seção, Isaías condena com dureza os pecados e a infidelidade do seu povo, que, com a sua conduta, ofende a Deus, o Santo de Israel. Porque o Senhor, cuja glória e santidade são exaltadas pelos serafins (6.1-3), é um Deus justo, que exige justiça da parte daqueles que lhe tributam adoração; mas, enquanto não deixarem de ouvir, no povo, o clamor dos oprimidos (5.7), enquanto as mãos dos que dão oferendas e sacrificam estiverem manchadas de sangue inocente (1.15-17), o culto do Templo não será outra coisa que um mero cerimonial insincero e vazio de conteúdo.

Isaías dedicou grande parte da sua mensagem aos responsáveis políticos e militares de Judá, especialmente àqueles que confiavam em salvar o país mediante pactos e acordos com outras nações (Cf. 30.1-5). O anúncio profético de Isaías esteve, em todo momento, ligado ao momento histórico da época; assim foi, no tocante à guerra “siro-efraimita”, referida nos caps. 7—12, chamados de “Livro do Emanuel” (7.14); e também no cerco posto em Jerusalém por Senaqueribe, rei da Assíria, (caps. 36—37).

Mas, junto aos prognósticos de juízo contra Jerusalém e contra Judá, o profeta também prevê o glorioso tempo da vinda do Messias. Quando ele chegar, se cumprirão às esperanças de Israel, e se tornarão realidade às palavras do anúncio... “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. Tens multiplicado este povo, a alegria lhe aumentaste” (9.2-3).

Nesta primeira seção, aparecem misturadas algumas mensagens que correspondem a diversos contextos históricos. É o caso dos oráculos contra as nações pagãs, agrupados nos caps. 13—23, ou o “Apocalipse de Isaías” em 24—27, ou os poemas de 34—35, ou os relatos de 36—39.

Vivendo a Vida.

Em Um Nível Totalmente Novo

Foi-nos dado um tremendo presente, a liberdade de escolha. E para cada escolha que fazemos podemos esperar uma conseqüência certa. Creio que há três escolhas principais que estão sempre diante de nós: a escolha de ser preguiçosa, a escolha de ser medíocre e a escolha de ser excelente. Enquanto grande parte da humanidade está presa na “mira da mediocridade”, aqueles que adotam uma caminhada de excelência encontram as recompensas reais. Eles vivem em um nível totalmente novo, experimentando a verdadeira realização e a satisfação que muitos outros perderam.

A fim de cultivar o desejo de chegar até mais alto e ser o melhor que podemos ser, precisamos ter um entendimento claro das diferenças entre ser preguiçoso, ser medíocre e ser excelente. Embora não possamos nos encaixar inteiramente na categoria de preguiçosos ou medíocres, creio que temos espaço para melhorar. Sair do nível mais baixo de preguiça das três escolhas, preguiçoso é a mais destrutiva. O livro de Provérbios tem muito a dizer sobre o homem preguiçoso. Provérbios 24:30-31 diz: Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento; e, vendo, eis que tudo estava cheio de espinhos, e a sua superfície coberta de urtiga, e o seu muro de pedras em ruínas.

Essa descrição me faz lembrar muitas casas abandonadas que já vi. As janelas eram fechadas com tábuas, a grama não estava cortada e havia lixo em todo o jardim em cada lugar havia bagunça. É uma cena lamentável de se ver, mas é um exemplo perfeito do fruto da preguiça. Um homem preguiçoso faz somente o que se sente bem em fazer, o que é geralmente nada. Ele quer que tudo seja fácil. Como resultado, ele acaba vivendo uma vida infeliz e geralmente cheia de ciúme, inveja e ressentimento. Ele é normalmente desatencioso, não planeja o futuro e falha em tomar conta das coisas. Cedo ou tarde, ele perde até o controle financeiro ao lidar com as despesas de seus filhos.

Dizem as Escrituras: ... um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado. (Provérbios 24:33-34) Mesmo que a maioria de nós não se encaixe inteiramente nessa categoria, creio que há certas áreas de nossa vida nas quais podemos ter uma atitude preguiçosa somos passivos ao invés de ativos ao lidarmos com as coisas. Por um instante, podemos desejar ter um pastor com pregações poderosas, mas não estamos dispostos a fazer o esforço para orar por ele. Podemos desejar ter um governo melhor, mas não tiramos tempo para nos informarmos sobre as questões e votar. Ou podemos desejar ter vitória acima da tentação, assim como sobre a fofoca, a preocupação e o medo, mas não estamos dispostos a resistir a elas falando a palavra de Deus. Em outras palavras, reconhecemos que há um problema, mas não estamos dispostos a nos comprometermos e nos esforçarmos para solucioná-lo.


Aniversariantes

Como é bom receber uma visita, um cumprimento, um telefonema, não é? Assim, se houve alteração, informe

17 Dezembro Segunda

Carolina Matarelli Miranda

18 Dezembro terça

Meire Helen Maciel Porfírio

Rodrigo André de Lima Marins

Silene Zaneti dos Reis

19 Dezembro Quarta

Onésimo Pereira da Silva

20 Dezembro Quinta

Fernanda Raquel Thomaz de Araújo

21 Dezembro Sexta

Adriana Soares de Oliveira

Fernanda Taques de Souza

Kalem R. Santos

22 Dezembro Sábado

Tereza dos Anjos Moraes

23 Dezembro Domingo

Janderson José da Cunha

Lourdes Cleonice Mendonça

Roberto Liberato

































Motivos de Oração para a Semana

* Pela direção de Deus no próximo concílio local, a ser realizado no dia 18 de dezembro. Que Deus direcione a eleição dos próximos líderes de nossa igreja.

* Pelo bispo João Carlos, abençoando todas as decisões tomadas, de forma especial, as nomeações pastorais.

* Abençoando o comércio de nossa cidade e orando para que saibamos fazer as compras de final de ano com sabedoria.

* Pelos moradores do Conjunto San Rafael.

* Orando pela saúde:

- do pai da Ir. Cida Amaral, esposa do Binão, que está hospitalizado.

convocação

Pr. Heder de Medeiros Rodrigues, convoca a todos os membros do rol da igreja para CONCILIO LOCAL a ser realizado no dia 18 de dezembro, terça feira, às 20:00 horas , na rua Marabú, 14, onde serão eleitos novos líderes de Ministérios que administração nossa Igreja.









VAMOS NOS PREPARAR

ORE,

JEJUE,

SONHE COM SEUS PROJETOS PARA 2008Motivos de Oração para a Semana

Nenhum comentário: